sábado, 24 de maio de 2008

Senna chega em 5º e lidera campeonato da GP2 2008

Os dois pontos conquistados com o quinto lugar na sexta etapa, disputada hoje em Mônaco, foram suficientes para levar Bruno Senna (iSport) à liderança da Fórmula GP2. Ele soma os mesmos 24 do italdeiano Giorgio Pantano (Racing Engineering), mas leva vantagem no critério de desempate. Ambos têm uma vitória e o segundo melhor resultado do brasileiro é o 2º lugar na Espanha, superior ao 4º do italiano na Turquia.

É a primeira vez que Senna lidera a classificação desde a estréia na categoria em 2007, quando se tornou o brasileiro a ganhar mais rapidamente uma prova da Fórmula GP2, logo na terceira etapa. "Acho que superamos uma fase de acontecimentos esquisitos", brincou Senna, que na série asiática foi desclassificado de uma corrida que comandava com tranqüilidade porque os mecânicos trocaram apenas um pneu e não os dois obrigatórios. Na semana retrasada, passou por enorme susto ao atropelar um cachorro na Turquia a mais de 260 km/h. "Melhor, impossível. Agora, o próximo passo é aumentar a vantagem, porque correr atrás do prejuízo é sempre mais complicado", analisou.

A liderança coroou um fim de semana inesquecível para Senna, marcado pela vitória – a segunda na categoria – ontem no circuito urbano do principado. "Foi até difícil andar pelas ruas depois da prova, porque muita gente queria me cumprimentar", explicou.

Saindo da oitava posição, o brasileiro fez uma corrida madura e que cumpriu amplamente o objetivo de somar os pontos possíveis. Já na largada, ganhou duas posições com o acidente entre seu companheiro de equipe, o indiano Karun Chandok, e o venezuelano Pastor Maldonado (Piquet Sports). O espanhol Adrian Valles (BCN) se aproveitou da confusão para superar Roldan Rodriguez (FMSI) por fora do traçado e, obrigado a pagar uma passagem pelos boxes, garantiu a Senna a quinta colocação na bandeirada final. "Passei raspando pelo Chandok. Quase sobrou para mim...".

O pole Conway, campeão britânico e principal rival de Senna na Fórmula 3 em 2006, liderou de ponta a ponta, estabeleceu a volta mais rápida e jamais foi ameaçado pelo chinês Ho Pin Tung, que garantiu a dobradinha da equipe Trident apesar da perseguição do português Alvaro Parente (Super Nova). Conway foi o sexto vencedor diferente em 2008, comprovando o equilíbrio da Fórmula GP2. "Eu tinha carro para passar o Roldan, mas aqui só se ultrapassa se o cara da frente errar. E, no final, acho que quebrou um amortecedor do lado esquerdo quando passei em cima de uma zebra. Depois disso, o carro começou a pular que nem cabrito", finalizou Senna.

Nenhum comentário: