segunda-feira, 12 de maio de 2008

FIA investiga segurança de Istambul após acidente de Senna na GP2



Charlie Whiting, diretor de prova da Fórmula 1, vai encaminhar um relatório a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) sobre a segurança da pista de Istambul, após o acidente de Bruno Senna (iSport/foto) hoje, na 4ª etapa da Fórmula GP2.

Senna estava em sexto, depois de fazer uma corrida de recuperação, e não pôde evitar o choque contra um cachorro que atravessava a pista. A violência do impacto provocou a quebra da suspensão dianteira direita do carro da iSport. Em seguida, a presença de um segundo animal solto no circuito da Turquia levou a direção de prova a determinar a entrada do Safety Car.

Para a prova da Fórmula 1, que aconteceu algumas horas depois, a segurança dos portões do circuito foi aumentada, evitando que o episódio se repetisse. "Seguindo uma violação do Artigo 30.16 do Regulamento Esportivo de 2008 da GP2, que envolveu cachorros na pista durante a segunda corrida da GP2 hoje, eu oficialmente lembro o diretor de prova e organizadores de suas responsabilidades, e o quanto seriamente a FIA vê este incidente", comentou Whiting, em um comunicado distribuído pela FIA antes da largada do GP da Turquia de Fórmula 1.

O Artigo 30.16 do Regulamento Esportivo de 2008 da GP2 diz que: "animais, exceto aqueles que tenham sido expressamente autorizados pela FIA para uso pelos serviços de segurança, são proibidos na pista, no pitlane, no paddock ou em qualquer área de espectadores".

Nenhum comentário: